AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

6 razões para terceirizar o setor financeiro da empresa

Você já pensou em terceirizar o setor financeiro da sua empresa? Abrir uma empresa requer do empreendedor olhar para várias frentes que vão além do core do negócio. Requer estratégia, planejamento e também é necessário pensar em toda a gestão financeira e administrativa. E o acúmulo de atividades resulta em grandes problemas.

Nem sempre o empreendedor consegue ter um olhar analítico e mensurar resultados reais das finanças da sua empresa. E como isto requer preparo e expertise, o empreendedor acaba perdendo grandes insights que fazem a diferença na tomada de decisão.

Nesse contexto, a terceirização do setor financeiro (ou BPO financeiro, como também é conhecido) pode ser uma solução. 

Mas como funciona e por que terceirizar o setor financeiro da sua empresa é vantajoso? Acompanhe no post de hoje.

O que é a terceirização do serviço financeiro?

Terceirizar o setor financeiro

Terceirizar o setor financeiro ou BPO financeiro visa oferecer suporte para áreas específicas da empresa, como a financeira e que não sejam o core do negócio. 

Algumas empresas recorrem a este serviço para obter suporte em contas a pagar, contas a receber e conciliação bancária. Em compensação outras precisam de serviços mais específicos como construção de fluxo de caixa, relatórios personalizados, mentorias financeiras, etc. 

Independente do serviço a ser desempenhado o empreendedor tem a segurança de contar com uma equipe de especialistas que possuem vasto conhecimento de todos os trâmites da área financeira enquanto pode focar tranquilamente nas suas atividades. 

Leia também: o que é BPO financeiro?

Como funciona a terceirização do setor financeiro?

terceirizar o bpo financeiro

A terceirização do setor financeiro é um passo que deve ser dado com muita segurança. Por isso confiar no prestador de serviços e no conhecimento que ele tem a oferecer é fundamental.

Logo após ser definido entre o empreendedor e a empresa contratada as atividades a serem executadas, o responsável irá avaliar o cenário da empresa para apresentar um diagnóstico e planejar o início das atividades. 

Mais do que fazer o trabalho operacional, o profissional que está responsável pelas finanças da sua empresa deve monitorar constantemente KPIs e indicadores para dar feedbacks que possam orientar as tomadas de decisões da empresa.

Por que terceirizar o setor financeiro? Veja 6 razões

terceirizar o setor financeiro destaque

Nem sempre concentrar tudo dentro de casa pode ser a melhor opção para o pequeno empresário. Terceirizar o setor financeiro pode trazer inúmeras vantagens entre elas:

1. Gerenciamento feito por especialistas

Quando estamos à frente de uma empresa, é natural achar que damos conta de gerir também as finanças. Mas será que você não está deixando de pensar em estratégias de geração de receitas para focar em ações operacionais?

Ao terceirizar o serviço, profissionais com expertise dão prioridade máxima ao gerenciamento das suas finanças, que receberá o mesmo foco e dedicação que as outras áreas do seu negócio. 

2. Prazos cumpridos à risca

Quando você terceiriza o serviço financeiro você evita riscos associados ao seu negócio, já que a responsabilidade é inteira do profissional contratado. Um exemplo são o cumprimento de prazos quanto a declarações e compromissos fiscais. 

Pense o contrário: você quer cuidar da gestão financeira mas ao mesmo tempo não faz um registro eficiente no fluxo de caixa. A probabilidade de atrasar pagamentos, pagar multas, taxas de juros com certeza será bem maior.

3. Acompanhamento de mudanças no mercado

Acompanhar as constantes mudanças e regulamentações às vezes pode ser um desafio para o dono de uma empresa, já que há outras atividades até mais importantes que necessitam da sua atenção, não é mesmo? 

Especialistas contratados já possuem um olhar fino para mudanças e tendências que englobam o setor financeiro e estão mais preparados para lidar com possíveis mudanças regulatórias caso elas surjam. 

4. Decisões baseadas em dados

A gestão financeira vai além do pagamento e recebimento de contas. A próxima etapa é interpretar os números que você coletou e nessa hora um profissional com expertise será capaz de ler este resultado corretamente e garantir que seu negócio esteja na direção certa. 

Outro ponto importante é que gerenciar com base nos dados evita retrabalho e também previne que você caia nos mesmos erros, reduzindo consideravelmente os riscos de falhas no processo.

Monitorando constantemente os processos, você conta com estratégias efetivas que solucionem os problemas com o menor prejuízo possível.

5. Diminui custo com contratação

Ter todo o departamento financeiro dentro de casa também pode acarretar um alto custo operacional e de recrutamento. E isso inclui folha de pagamento, encargos trabalhistas, e toda a infraestrutura para manter a equipe trabalhando para você.

A terceirização elimina essa necessidade. Você contrata profissionais experientes a um ótimo custo benefício, sem precisar alterar a infraestrutura da empresa. E continua com todos os benefícios de ter uma equipe especializada focada em oferecer a melhor gestão financeira para a sua empresa. 

6. Informações em tempo real

Se você está focado em diversas atividades simultaneamente, parar para analisar os números pode ser uma atividade a mais e nem sempre será dada a devida atenção para tal.  

Com os serviços financeiros terceirizados você já tem o acesso em tempo real das suas movimentações e uma visão ampla de tudo o que está acontecendo. Isso também dá flexibilidade para tomar decisões rápidas que não tragam tanto impacto para o resultado da empresa.

E lembre-se também: informações em tempo real com processos otimizados te possibilita mais tempo para ampliar receita para o seu negócio.

Conclusão

AVA BPO Financeiro

Terceirizar o setor financeiro da sua empresa pode ser um grande passo para que você foque nas estratégias de crescimento da sua empresa no longo prazo. Enquanto isso, profissionais de alta qualidade gerenciam suas despesas, receitas e todas as transações financeiras de forma eficiente. 

Dessa forma, a terceirização possibilita inúmeras vantagens para o seu negócio que vão desde a segurança que sua empresa está atuando em conformidade com as regulamentações fiscais e tributárias, acompanhando sempre as tendências do mercado.

Além disso, sua área financeira é gerenciada por um time de especialistas que interpretam corretamente o cenário da sua empresa por meio de dados, facilitando a sua tomada de decisão.

Se você precisa de ajuda com a gestão financeira da sua empresa, entre em contato com nosso time de especialistas. 

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp