O PIX é o meio de pagamento instantâneo brasileiro, no qual os recursos são transferidos em poucos segundos trazendo agilidade, segurança e rapidez nas transações.
Desde quando entrou em operação no mercado, a aderência tem sido cada vez maior. Dados do Banco Central apontam que até o mês de outubro de 2021 foram contabilizadas quase 1,2 bilhão de transações pelo PIX. Destes, 16% correspondem ao pagamento de pessoas para empresas.
Por que este meio de pagamento pode revolucionar o seu negócio e trazer mais comodidade para a sua gestão financeira?
No post de hoje conheça as principais funcionalidades do Pix e quais as vantagens para o seu negócio.
O que é PIX?
O PIX é o sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, que foi lançado em 2020, superando as transações tradicionais DOC e TED.
Sendo realizado a partir de uma conta corrente, poupança ou pagamento pré-pago, o sistema de pagamento funciona todos os dias da semana, inclusive em feriados nacionais.
Essa sistemática até então não era possível com transações tradicionais, que além de funcionarem em dias e horários específicos, são cobradas taxas dos usuários.
Como pode ser utilizado?
O Pix pode ser usado nas seguintes transações:
- entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
- entre pessoas;
- entre empresas;
- para pagamentos de taxas e impostos.
Novas funcionalidades
A partir do último dia 29 de novembro, o Pix ganhou novas funcionalidades que estão facilitando ainda mais a vida do usuário, entre eles:
Pix Saque
O Pix Saque permite que os clientes que utilizam o sistema realizem saque em pontos que oferecem serviços, entre eles estabelecimentos comerciais, rede de caixas eletrônicos compartilhados por meio de serviços de autoatendimento próprio que poderão ofertar o serviço.
E como funciona? O cliente fará um Pix para o agente do saque a partir da leitura de um QR Code ou aplicativo prestador de serviço. Não precisa necessariamente fazer uma compra no local.
Pix Troco
No Pix Troco, a dinâmica é praticamente igual. O que diferencia é que o saque de recursos pode ser feito durante o pagamento quando o cliente realizar a compra em um estabelecimento.
O Pix é feito pelo valor total (compra mais o saque).
Tanto o Pix Saque como o Pix Troco têm limite máximo de transações: R $500,00 durante o dia, e de R $100,00 no período noturno, mais precisamente das 20h às 6h. Mas aqueles que ofertam a modalidade podem trabalhar com limites inferiores a estes valores,caso seja adequado.
Como funciona?
Quando realizar o cadastro na sua conta, você consegue enviar e receber dinheiro por três opções:
- Via chaves Pix: você cadastra chaves de endereçamento seja via CPF/CNPJ, e-mail, celular ou um código aleatório para identificar sua conta no sistema;
- Via QR Code: ao aponta a câmera do celular para um QR Code, você realiza pagamentos e transferências;
- Via tecnologias de aproximação: Tecnologias como NFC (Near Field Communication) de pagamentos por aproximação também estão disponível no Pix.
Quais as vantagens de usar o PIX para as empresas?
O cadastramento das chaves Pix embora não seja obrigatório,não é obrigatório para usar o sistema, mas é altamente recomendável. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV aponta que 77% dos pequenos negócios já utilizam esta forma de pagamento.
Mas quais as principais vantagens que tem levado às empresas a aderirem a esta forma de pagamento? Confira as principais vantagens:
- Preço
O Pix é totalmente gratuito para pessoas físicas e MEI, sendo um meio muito econômico para os donos de negócio. Outra vantagem é que o sistema de pagamento pode ser um substituto do dinheiro em espécie e de outras formas de pagamento que custam caro.
- Rapidez
A rapidez nos pagamentos é uma das características mais vantajosas para quem utiliza o pix no dia a dia. Afinal, o pagamento de um produto ou serviço cai na conta em questão de segundos.
Além disso, o empreendedor aumenta as opções de pagamentos que oferece aos seus clientes.
- Disponibilidade
Estar disponível 24 horas, 7 dias da semana é um dos grandes benefícios para quem usa o pix como forma de pagamento e recebimento. Utilizar DOC e TED como meio de pagamento já significa trabalhar com restrição de dias e horários para a realização de transações (dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30).
- Segurança
Se uma empresa negocia direto com o consumidor final, o PIX pode reduzir parte do risco associado às vendas e fraudes, já que os pagamentos são imediatos. Porém, é importante ter muito cuidado na hora de transferir, uma vez que o PIX pode ser irrevogável.
- Melhor fluxo de caixa
Com o pagamento caindo em segundos, as empresas conseguem manter um melhor controle do fluxo de caixa e também conseguem facilitar a conciliação bancária.
Com o controle eletrônico dos pagamentos proporcionado pelo PIX será mais fácil também controlar a gestão de estoque da empresa, que poderá ser casada automaticamente com cada venda registrada no sistema.
- Facilidade no pagamento de fornecedores
A compra de materiais também e insumos também fica mais fácil com o PIX. Como já citamos anteriormente, as compensações são instantâneas 24 horas por dia e 7 dias da semana, o que facilita a negociação de descontos com fornecedores, se for o caso.
- Agilidade para cobranças
Outra vantagem que é destinada às pessoas jurídicas (sejam elas prestadores de serviços, MEI ou pequenas e grandes empresas) é uma nova opção de pagamento que pode inclusive substituir o boleto: o PIX Cobrança.
Esta funcionalidade permite que qualquer empreendedor emita QR Codes para realizar cobranças imediatas ou até com vencimento em data futura. Ainda podem ser adicionadas informações como multa, juros e desconto.
Conclusão
O PIX tem revolucionado e facilitado a forma de pagamento e recebimento de recursos tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas.
Para as empresas, utilizar o PIX nas transações significa mais agilidade nas cobranças e pagamento aos fornecedores, maior disponibilidade, segurança e tudo isso a um preço muito mais acessível que meios tradicionais como o DOC e TED.
Como tem sido a sua experiência com o PIX na sua empresa?