BPO financeiro: o que é e por que implementar na sua empresa

Sua empresa está crescendo? Isso é um bom sinal, afinal é reflexo que as ações implementadas estão surtindo efeito e sua marca está se consolidando no mercado. Mas as demandas internas também crescem na mesma proporção e por vezes fica inviável gerir tudo ao mesmo tempo. 

É aí que o BPO financeiro entra em cena. O serviço visa terceirizar determinados processos, permitindo que os gestores foquem apenas nas ações relacionadas às atividades finais do negócio. 

Mas afinal, qual o principal objetivo do BPO? Quais as atividades que englobam este serviço? Confira no post de hoje.

O que é BPO financeiro e qual seu objetivo?

BPO significa Business Process Outsourcing ou seja a terceirização de um serviço ou processo. O principal objetivo do BPO é tornar esses processos mais enxutos, onde você conta com profissionais capacitados para cuidar dessas demandas específicas.

Isso não quer dizer que a área a ser terceirizada seja o core business do negócio, pelo contrário. Com a terceirização, o gestor gasta menos tempo em resolver atividades operacionais e tem flexibilidade para focar em ações para o seu negócio.

Quer um exemplo? Uma empresa especializada em assessoria de imprensa pode terceirizar a área financeira ou administrativa e pensar em estratégias para alcançar mais clientes. 

Quais as principais atividades do BPO financeiro?

As principais atividades que envolvem o BPO financeiro são:

  • Gestão de contas a pagar: é realizado o controle dos vencimentos, bem como  o agendamento de pagamentos, facilitando a gestão sem deixar pendências.
  • Gestão de contas a receber: o controle de contas a receber pode abranger desde venda de mercadorias a contrato de prestação de serviço, por exemplo, atuando para facilitar a visualização do fluxo financeiro dos recebíveis.
  • Conciliação bancária: acompanha todas as movimentações bancárias de forma a identificar imediatamente as pendências. 
  • Faturamento e emissão de notas diversas: processo de faturamento dos serviços prestados e venda de mercadorias, desde o registro das informações do pedido até o envio da nota fiscal para o cliente.
  • Construção de fluxo de caixa:  fluxo de caixa personalizado para auxiliar o empreendedor na tomada de decisão e planejar os próximos passos.
  • Planejamento financeiro orçamentário: planejamento detalhado que servirá de balizador para as decisões do empreendedor. Assim, com base em informações históricas, é possível realizar a projeção de crescimento.
  • Mentorias financeiras: especialistas podem sugerir abordagens diferentes para o empreendedor com o intuito de gerar valor e educar para tomar as melhores decisões.

Por que implementar o BPO financeiro?

Segundo levantamento do Portal Statista, o tamanho do mercado global de terceirização de processos de negócios foi avaliado em US$ 232,32 bilhões em 2020 e deve registrar um crescimento anual de 8,5% entre 2021 a 2028. 

Mas por que as empresas têm implementado o BPO financeiro?

Redução de custos

Como é um serviço por vezes compartilhado o custo torna-se relativamente menor se compararmos com o que empresa gasta pagando um profissional. 

E nos casos que a empresa não tem um profissional interno, também custará mais ter o dono do negócio gerenciando a folha de pagamento do que um especialista terceirizado na atividade realizando esta função.

Assim, você pode se concentrar nas competências essenciais, enquanto delega tarefas repetitivas e administração a um custo menor.

Automatização do processo

Você não precisa gastar com ferramentas para ter acesso aos mais diversos relatórios. A própria empresa responsável cuida disso para você com importações automáticas de extratos bancários, envio automático de relatórios gerenciais e comunicação com softwares contábeis.

Alta eficiência

Quando especialistas trabalham com a tecnologia mais recente, inovam processos e gastam menos tempo em um trabalho, você obtém maior eficiência nas operações. E sabemos que um processo eficiente gera economia para o negócio.

Pense nisso: ao terceirizar sua área financeira, o fornecedor pode aperfeiçoar os processos para obter os resultados mais precisos e trazer respostas mais rápidas. 

Gestão Documental eficaz

Mais do que realizar as operações comuns às finanças do seu negócio, o serviço também pode abranger toda a gestão de documentos relacionados às contas a pagar e a receber, por exemplo. 

Com a informação documental organizada, você evita a dor de cabeça com extravios de comprovantes, documentos, que podem resultar em prejuízos.

Melhoria contínua na gestão financeira.

O empresário conta sempre com relatórios atualizados sobre como estão as rotinas financeiras do negócio. Dessa forma a equipe pode apresentar insights que otimizem a gestão financeira e ampliem a performance.

Qual a diferença entre BPO financeiro, assessoria e consultoria?

Ainda há muita confusão em torno de serviços relacionados a BPO, assessoria e consultoria. No BPO, como vimos anteriormente, sua empresa terceiriza processos de negócios que serão realizados por profissionais especialistas no segmento, como uma área administrativa ou financeira.

Quais as principais diferenças do BPO para a assessoria e consultoria?

Assessoria

A assessoria auxilia tecnicamente o empresário em um projeto e é indicado para aqueles que precisam fazer um diagnóstico mais completo do negócio. 

A abordagem do assessor é focada no longo prazo. Dessa forma, realiza o acompanhamento constante do cliente desde a identificação do problema até a gestão do mesmo.

Consultoria

O trabalho de um consultor consiste em auxiliar na resolução de determinados problemas com o intuito de diminuir custos ou melhorar os processos dentro da empresa.

Com isso atua de forma pontual e estratégica, trazendo as melhores soluções existentes no mercado e trabalhando com objetivos e metas bem específicas. 

Logo que finaliza o trabalho, o consultor sai de cena e os processos são continuados pelos profissionais da empresa a partir de então.

Conclusão

O BPO ajuda gestores onde eles não têm a experiência para gerenciar o processo ou executá-lo com eficiência. 

Reduzir custos, automatizar processos e a melhoria na agilidade dos negócios faz com que as organizações aproveitem os benefícios da terceirização, se concentrando nas competências essenciais para crescer no mercado. 

Dessa forma, contratar um BPO financeiro é um passo que vale a pena ser dado para que empreendedores possam concentrar seus esforços em ações diretamente ligadas ao core business do negócio.

Tem dúvidas sobre o BPO financeiro? Entre em contato com os nossos especialistas

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