AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

Como funciona a terceirização da gestão financeira para pequenas empresas?

A gestão financeira para pequenas empresas é uma das principais ações para quando um empreendedor inicia uma pequena empresa.  Afinal, um fluxo de caixa mal gerido pode afundar um negócio que recém começou. E como resolver este problema reduzindo custos? 

É onde entra em cena a terceirização de serviços financeiros que pode ser um grande aliado do gestor que quer manter as finanças sob controle, mas não tem conhecimento ou tempo suficiente para tal.

Veja no post de hoje quais as vantagens de uma pequena empresa terceirizar a gestão financeira, conheça as soluções que podem ser terceirizadas e o passo a passo de como funciona.

Quais as vantagens da terceirização da gestão financeira para pequenas empresas?

gestão financeira para pequenas empresas

Para um empreendedor que está focado no crescimento da sua empresa, terceirizar a gestão financeira possibilita inúmeras vantagens. 

Redução de custos com equipe e infraestrutura

Se você comparar o custo anual da terceirização da gestão financeira com a contratação de funcionários internos (incluindo salários e encargos previdenciários), infraestrutura e aquisição de sistemas, verá a economia expressiva ao terceirizar a gestão financeira. 

Além da economia de recursos, você contará com uma equipe que possui ampla expertise, capacidade analítica e boa gestão operacional para propor caminhos e estratégias que levem aos resultados pretendidos.

Aumento da eficiência operacional

Você terá acesso à tecnologia de ponta para realizar toda a movimentação financeira de forma rápida e ágil, desde sistemas direcionados à emissão de nota fiscal, geração de relatórios automatizados até monitoramento em tempo real das contas a pagar. Tudo para integrar setores, processos e informações. 

Pense se você tivesse que adquirir cada uma dessas tecnologias para a sua equipe interna realizar a gestão. O custo para manter a operação seria muito maior do que a contratação de uma empresa especializada, o que pode tornar inviável para o negócio manter essa estrutura completa internamente.

Maior análise de dados estratégicos

Sem o acesso e a análise de dados de maneira estratégica o gestor atua no escuro, sem embasamento o suficiente para tomar uma decisão. Com um monitoramento mais avançado é que você pode identificar gargalos, realizar projeções e ter maior previsibilidade. 

Outro ponto interessante é que o gestor pode acessar as informações em tempo real para acompanhar o andamento das finanças. 

Pense no cenário em que você tenha que buscar informações de forma desintegrada dos processos e correndo o risco de tomar decisões com base em números desatualizados. Além de perder mais tempo, também pode cometer equívocos por ter analisado dados incorretos.

Quais funções da gestão financeira para pequenas empresas podem ser terceirizadas?

gestão financeira para pequenas empresas

Quando você contrata um terceiro para gerir as finanças do seu negócio você pode contar com algumas soluções que irão acelerar este trabalho entre elas:

  • Gestão de contas a pagar: a empresa terceirizada acompanha diariamente as obrigações do seu cliente que devem ser pagas, evitando problemas relacionados a multas ou juros por conta de vencimentos que não foram anteriormente verificados.
  • Gestão de contas a receber:  consiste no recebimento de valores provenientes de vendas de mercadorias, contrato de prestação de serviços.
  • Conciliação bancária: Ajuda a analisar os recebimentos, pagamentos e depósitos, onde as informações podem ser identificadas de forma automatizada, o que facilita a identificação de inconsistências. 
  • Faturamento e emissão de notas: consiste no acompanhamento de informações desde o registro de informações até o envio de nota fiscal do cliente, garantindo a eficácia do serviço.
  • Construção de fluxo de caixaprocesso personalizado para a realidade da sua empresa a fim de auxiliar o empreendedor a planejar as próximas ações.
  • Planejamento financeiro orçamentário: elaboração de um planejamento detalhado que norteará as principais decisões do empreendedor. 
  • Mentorias financeiras: especialistas demonstram a forma como o empreendedor tem gerido as finanças, e em cima disso, sugerem abordagens diferenciadas para gerar valor e ampliar a competitividade no mercado.

Como funciona a terceirização da gestão financeira para pequenas empresas?

Terceirizar a gestão financeira de uma pequena empresa é mais simples do que se imagina. Veja quais etapas compõem o processo.

1. Mapeamento da sua rotina financeira

O primeiro passo antes de implementar o BPO Financeiro é mapear e entender como ocorre a rotina financeira dentro da sua empresa. Esta é uma etapa fundamental pois é possível identificar quais e como as atividades estão sendo executadas. 

Além disso, proporciona mais organização e transparência para implementar um plano de ação coerente e que atenda às necessidades do cliente.

2. Conexão das ferramentas ao seu sistema bancário

O uso de tecnologia para conexão com o seu sistema bancário é o que irá garantir que o acompanhamento do seu fluxo financeiro de forma geral seja realizado sem erros.

3. Implantação das informações financeiras

Após conhecer a rotina da empresa e conectar as principais ferramentas no sistema bancário, é hora de coletar as informações financeiras, como por exemplo, quais as datas de contas a pagar e a receber e outros prazos relevantes para os compromissos financeiros.

Com isso, a equipe terceirizada pode acompanhar corretamente os fluxos, realizar pagamento na data necessária e verificar se os principais recebimentos estão ocorrendo adequadamente.

4. Início da operação

Após a preparação de todo o cenário, a equipe está pronta para a execução do trabalho. 

Com uma rotina diária intensa, os especialistas verificam diariamente a gestão de contas a pagar e receber, comparam dados, analisam o fluxo de caixa bem como a movimentação bancária para identificar gaps e oportunidades de melhoria.

5. Reuniões periódicas de avaliação dos resultados

Mais do que executar é preciso monitorar constantemente as ações e avaliar os resultados. 

Por isso as reuniões periódicas são tão importantes, pois é aqui que o cliente poderá compartilhar suas dúvidas, sugestões, entender os números e como o processo está sendo executado para alcançar os resultados de negócio. 

Conclusão

Terceirizar a gestão financeira tem sido um caminho prático e econômico para pequenas empresas. Redução de custos com equipe e infraestrutura, aumento da eficiência operacional e maior análise de dados estratégicos são alguns dos benefícios que uma pequena empresa pode obter ao terceirizar a gestão financeira.

O processo de terceirização de forma geral é simples. É realizado um mapeamento da sua rotina financeira, conexão de ferramentas ao sistema bancário, implantação  das informações financeiras, início da operação e reunião periódica para acompanhar resultados e implementar melhorias. 

A AVA possui uma equipe com amplo know-how em gestão financeira para pequenas empresas. Construímos uma estratégia personalizada para a sua necessidade de negócio, alinhando ações que vão ao encontro dos objetivos do empreendedor. 

Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe.

Nos acompanhe em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp