AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

Falta de controle financeiro: consequências para o negócio e melhores práticas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e um dos motivos é a falta de uma gestão eficiente. O pouco ou nenhum controle financeiro é uma das ações que impactam diretamente na má gestão do negócio.

Mas que ações indicam a má administração dos recursos e como obter melhores resultados?

Veja no post de hoje o que sinaliza a falta de controle financeiro da sua empresa e os melhores caminhos para executar um controle financeiro eficiente.

Leia também: Conheça as principais ferramentas de gestão financeira

Quais os sinais da falta de controle financeiro?

falta de controle financeiro

É fato que sem dinheiro uma empresa não consegue sobreviver mas você já parou para pensar que as ações inofensivas contribuem para este cenário? 

Analise se os sinais abaixo estão fazendo parte do seu dia a dia ao tentar controlar as finanças do seu negócio.

Excesso de juros e multas

Se o pagamento de juros e multas está excessivo é sinal que você mal sabe a data de vencimento dos seus tributos e contas. 

Pode parecer inofensivo mas se você somar ao fim de um ano todos os juros e multas que foram pagas, pode representar um valor significativo que é retirado do investimento da sua empresa.

Esquecer datas

Toda empresa, independente do porte, tem obrigações a cumprir. Um dos sinais de que o controle financeiro do seu negócio não vai bem é justamente a falta de gestão das datas mais importantes para o pagamento de fornecedores, impostos, entre outras necessidades.

A consequência para o esquecimento das datas é um fluxo de caixa inconsistente, além de juros excessivos por atraso no pagamento, como citamos anteriormente.

Pagamentos duplicados

Confiar na memória pode ser algo perigoso quando falamos de controle financeiro. 

Se você não registra as movimentações de fluxo de caixa, principalmente as saídas, há uma grande probabilidade de realizar o mesmo pagamento mais de uma vez. 

O que isso representa no fim do mês ou no fim do ano? Desperdício de um recurso que poderia ser melhor aplicado para o crescimento da empresa e por vezes fica parado por falta de recursos financeiros.

Consequência da falta de controle financeiro?

falta de controle financeiro

Conheça as principais consequências para o seu negócio a médio e longo prazo.

Falta de lucro

Segundo dados do SEBRAE, cerca de 7% das empresas fecham por falta de lucro. Por isso entender o faturamento, o que foi gasto e onde garante recursos para que o gestor cumpra os compromissos financeiros com responsabilidade.

Perda de oportunidades para crescimento

Sem um bom controle financeiro, a empresa vai perdendo a capacidade de expandir o negócio, desde opções de investimentos até aumento da infraestrutura física e equipe para absorver mais demanda do mercado. 

Com isso também perde competitividade, já que não há uma previsibilidade sobre o uso de recursos, e possibilita abrir mais espaço para a concorrência.

Aumento de dívidas 

Planejamento financeiro mal feito e sem controle pode resultar em aumento de dívidas, uma vez que a empresa vai deixando de dar lucros.

Com o aumento das dívidas, fica insustentável manter toda a operação em médio e longo prazo. Isso pode levar ao encerramento do negócio, o que gera frustração nos empreendedores que tiveram seus esforços desperdiçados.

Como realizar um controle financeiro eficiente?

controle financeiro eficiente

Com tudo o que vimos até aqui, não precisamos dizer o quão é indispensável controlar as finanças da empresa. Mas como realizar um controle financeiro eficiente?

Separamos três maneiras que podem auxiliar você nesse processo. 

Classifique suas contas

Categorias como fornecedores, material de expediente são alguns dos exemplos que podem ser incluídos nas classificações. Evitar classificações genéricas também é importante, afinal você não irá entender o que significa apenas “despesas gerais”, não é mesmo?

Registre todas as movimentações

Seja por meio de um sistema de gestão ou de uma planilha que reúna todas as informações acerca dos recursos de entrada e saída. É importante inserir na rotina a análise de sua conta empresarial e as movimentações com dinheiro em espécie para mapear com exatidão onde está indo o dinheiro da sua empresa. Você se surpreenderá com os resultados.

Crie um fluxo de caixa 

Empresa sem fluxo de caixa tende a ter inúmeros problemas ainda em curto prazo. É por meio de um fluxo bem executado que você consegue ter o total controle de entradas, pagamentos e dívidas que precisam ser feitas. 

Por isso, monitoramento e atualizações periódicas são imprescindíveis. 

Conheça nossas soluções para a gestão financeira da sua empresa

Conclusão

O controle financeiro de uma empresa é um dos principais alicerces que faz a empresa manter a competitividade no mercado e impulsiona o empreendedor a dar passos para um crescimento sustentável do negócio. Porém, a falta desse controle pode ser fatal para a marca no mercado.

Para identificar os sinais da falta de controle financeiro, observa se na empresa você tem pago excesso de multas, tem esquecido as datas dos principais compromissos ou até mesmo tem feito pagamento duplicados. 

Se para você enquanto gestor há uma dificuldade em estabelecer um controle efetivo das finanças da sua empresa, não hesite em contar com a ajuda de profissionais especializados. 

A AVA conta com uma equipe focada em analisar a realidade de cada cliente e propor um pacote de soluções adequado para a sua realidade. Para saber mais entre em contato com o nosso time.

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp