AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

Conheça as principais ferramentas de gestão financeira

As ferramentas de gestão financeira auxiliam o empreendedor a organizar e acompanhar todas as movimentações de entrada, saída e desempenho, dando mais sustentabilidade ao negócio.

Ao utilizar estas ferramentas para acompanhar números e resultados, o empreendedor tem uma visão macro da saúde financeira e pode escolher ações e caminhos que o levam a evitar desperdício e prejuízos, contribuindo para uma análise estratégica. 

Mas como selecionar as melhores ferramentas de gestão financeira que irão facilitar o dia a dia?

Veja no post de hoje o que são ferramentas de gestão financeira, quais são, qual a importância de utilizá-las e como a terceirização da gestão financeira pode te ajudar neste desafio.

O que são ferramentas de gestão financeira?

ferramentas gestão financeira

As ferramentas de gestão financeira são poderosas aliadas dos empreendedores e fornecem informações que facilitam a análise dos números, bem como a interpretação dos seus resultados.

Ao acompanhar e analisar todas as movimentações que ocorrem no cotidiano do seu negócio, o gestor identifica se a gestão financeira está funcionando de forma eficaz e eficiente ou se é necessário realizar ajustes.

Qual a importância de utilizar as ferramentas de gestão financeira?

ferramenta de gestão financeira porquinho

Ao utilizar ferramentas de gestão financeiras você consegue acompanhar os números do seu negócio no decorrer do ano, analisa se o resultado apresentado está no caminho para alcançar objetivos ou se precisará realinhar ações, cortar custos ou ampliar os investimentos.

Sem elas, o gestor comandará o negócio “no escuro”. Afinal como ter previsibilidade para recebimentos, controle nos pagamentos ou até mesmo a busca por estratégias futuras se nenhum número é contabilizado e gerenciado?

Principais ferramentas da gestão financeira

Algumas ferramentas de gestão financeira são cruciais para que o empreendedor tenha ciência no dia a dia de como está a situação financeira da sua empresa. 

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que se baseia no registro das movimentações da empresa (entrada e saída), projetando as condições futuras. Inclui dados relacionados a recebimentos, compras, salários de equipe, entre despesas diversas.

Por meio de um fluxo de caixa bem feito, o empreendedor consegue enxergar gargalos, avaliar a necessidade de capital de giro ou possível aplicação de recursos e investimentos. Além disso, a empresa melhora o controle financeiro, evita desperdícios e reduz custos.

Por isso é importante sempre manter os relatórios do fluxo de caixa atualizados constantemente. Dependendo da necessidade da empresa, os dados podem ser atualizados de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal. 

DRE

Também conhecido como Demonstração de Resultado de Exercício, o DRE é uma ferramenta contábil que auxilia o empreendedor a saber de forma mais precisa se uma empresa está gerando lucro ou prejuízo. 

O DRE descreve as movimentações financeiras realizadas em determinado período, seja ele, mensal, trimestral, semestral ou anual. Compara dados de receita e despesa assim como apresenta resultado líquido do desempenho. 

Além disso, é por meio do DRE que o governo recebe informações sobre o andamento financeiro do negócio. É exigido por lei que o documento seja enviado às autoridades competentes apresentando o resumo financeiro durante um ano. 

Dessa forma, verificam se os impostos foram calculados corretamente, confrontando os dados referente ao lucro declarado no DRE com os lucros declarados pelos sócios no Imposto de Renda (IRPF). 

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial também conhecido como balanço contábil apresenta a condição financeira da empresa, dentro de um período de tempo, levando em conta também o patrimônio. Ou seja, inclui informações relacionadas a bens, direitos e obrigações perante a lei. 

Com o balanço patrimonial, o empreendedor tem uma visão precisa se o patrimônio empresarial corre algum risco, além de conhecer as fontes de recursos para possíveis investimentos. Outro ponto importante é que são estas informações que ajudam a compor o planejamento tributário, pois identifica tributos pagos e meios de reduzi-los. 

Lembre-se: o balanço patrimonial deve incluir três informações principais: ativos, passivos e o patrimônio líquido.

Indicadores financeiros (baseado nas ferramentas anteriores)

Os indicadores financeiros medem o desempenho das empresas e servem para mensurar o quão saudável a situação da empresa se encontra em determinado período. Além disso, é praticamente impossível elaborar um planejamento e almejar novos investimentos sem um acompanhamento dos principais KPIs da empresa. 

Os indicadores financeiros são calculados a partir de informações originadas do balanço patrimonial, DRE e demonstrativo do fluxo de caixa. 

Como a terceirização da gestão financeira pode te ajudar?

ferramenta gestão financeira tempo

A terceirização da gestão financeira tem sido um caminho para os gestores que precisam manter todas as rotinas administrativas e financeiras em dia, mas não tem a expertise nem o tempo necessário para tal.

Mais do que focar em atividades operacionais, o BPO Financeiro permite que o gestor tenha maior qualidade das informações e análises gerenciais. Todos os relatórios personalizados são preparados e analisados por quem realmente entende do assunto e acompanha as modificações relacionadas às normas vigentes. 

A partir do momento que o empreendedor mantém estas informações gerenciais em dia, consegue ter mais tranquilidade para focar no core business da empresa, pensando em ações estratégicas e novos investimentos para expansão. 

Conclusão

Para um acompanhamento mais assertivo do negócio, as ferramentas de gestão financeira devem fazer parte do cotidiano dos empreendedores, independente do porte ou segmento de atuação.

São estas ferramentas que auxiliam o gestor a acompanhar de maneira efetiva as movimentações financeiras, e dão o embasamento necessário para fazer análises mais aprofundadas, garantindo eficiência nos processos e evitando desperdícios.

Fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício (DRE) e indicadores financeiros são algumas das ferramentas obrigatórias que auxiliam o empreendedor a ter uma visão mais estratégica da evolução da empresa. 

Nesse contexto, terceirizar a gestão financeira pode ser um caminho para o empreendedor que possui pouco conhecimento ou precisa focar na expansão do negócio. 

Profissionais com ampla expertise no assunto tratam não somente de questões operacionais, mas realizam análises dos principais indicadores, apresentam relatórios personalizados e projeções futuras, além de mentorias financeiras para orientar o empreendedor.

Se você precisa de uma equipe especializada para apontar os melhores caminhos para a gestão financeira da sua empresa, venha conversar com o nosso time.

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp