AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

Por que terceirizar o financeiro do seu e-commerce?

A terceirização de serviços financeiros vem ganhando espaço entre os empreendedores que buscam alcançar resultados de forma sustentável. Isso porque transferem à profissionais especializados atividades que, embora sejam importantes, não dizem respeito ao core business da empresa.

Mas quais são as reais vantagens que o BPO financeiro pode trazer para um e-commerce?

No post de hoje você vai entender quais as dificuldades de um e-commerce em relação a gestão financeira, quando terceirizar este serviço e quais os benefícios que o BPO proporciona para este segmento. 

Qual a infraestrutura financeira e comercial necessária para um e-commerce?

infra-estrutura financeira e-commerce

Mais do que simplesmente lançar o seu negócio no mundo digital é preciso ter uma infraestrutura adequada para fazer seu e-commerce decolar no mercado.

Se focarmos nas áreas comercial e financeira, é importante ter um profissional responsável para cuidar do atendimento ao cliente e que entenda o ciclo de vendas do seu produto. É a pessoa que será a ponte entre a sua marca e o cliente que busca mais informações sobre o serviço ou produto que você oferece. 

No departamento financeiro é importante ter profissionais responsáveis para a gerir atividades relacionadas ao fluxo de caixa, faturamento, controle de entradas e saídas, gestão de contas a pagar e a receber.

São funções que em pequenas empresas geralmente são feitas pelo proprietário, que por vezes deixa de focar nas vendas e na estratégia do negócio para dar vazão às tarefas operacionais. Isso sem contar em outras atividades relacionadas à estoque, logística, plataforma, tecnologia da informação, etc. 

Quais as dificuldades da gestão financeira para o e-commerce?

dificuldade financeira e-commerece

Gerir as finanças do seu e-commerce pode ser mais desafiador do que se pensa, principalmente em negócios que ainda estão decolando. Veja as principais dificuldades.

Superar os desafios tributários 

Embora o e-commerce tenha crescido de forma acelerada no Brasil, as leis infelizmente não acompanharam o mesmo ritmo. 

Estar atento às mudanças tributárias bem como aos pagamentos de impostos, administrar altos volumes de notas fiscais são alguns dos desafios diários para quem quer entrar neste mercado. 

Falta de monitoramento de indicadores 

A falta de monitoramento de indicadores aliado a uma análise pouco precisa das informações podem levar o gestor a caminhos equivocados.

Lembre-se que não basta apenas tirar relatórios, mas saber como utilizar estas informações a seu favor. 

Falta de profissionais especializados 

Não é uma regra, mas em negócios que estão começando, muitas vezes os líderes precisam assumir para si atividades relacionadas às finanças e administração, o que não necessariamente seja a área de conhecimento direta do gestor. 

Isso pode refletir em um planejamento financeiro ineficaz, gerando furos que poderiam ser evitados, além de comprometer a capacidade de lucratividade do negócio.

Quando terceirizar o serviço financeiro no seu e-commerce?

terceirizar e-commerce

Você pode se questionar se é o momento ou não de terceirizar o seu serviço financeiro. Algumas coisas você deve levar em conta:

Custo de mão de obra 

Geralmente manter uma equipe interna acaba sendo mais oneroso para a empresa já que além de salário possui outros encargos trabalhistas que devem ser pagos. 

Nesses casos, a terceirização do serviço financeiro pode ter um custo benefício mais acessível para que você tenha uma estrutura completa e com profissionais altamente capacitados sem precisar pagar outros custos. 

Capacidade da empresa em realizar o serviço

Empresas que possuem um quadro de funcionários reduzidos, geralmente contam com um colaborador para dar conta de todas as questões financeiras e contábeis. 

Além de acumular o serviço em uma pessoa só, a falta de infraestrutura e tempo hábil para análises mais aprofundadas podem comprometer a tomada de decisão. Se este é o seu caso, a terceirização do setor financeiro do seu e-commerce pode ser um boa saída.

Quais os benefícios do BPO financeiro para o e-commerce?

Terceirizar o setor financeiro pode trazer vantagens significativas para o seu e-commerce no médio e longo prazo. Listamos 5 vantagens, confira: 

Elaboração de um planejamento financeiro consistente

É o planejamento financeiro que irá direcionar tanto as atividades a serem executadas quanto a apresentação de projeções mais certeiras.

Dessa forma quanto mais atual e completo for o planejamento financeiro, maiores as possibilidades do e-commerce atravessar qualquer intempérie de forma mais consistente 

Projeção financeira de ganhos e gastos

Ter projeções financeiras permite que você reavalie estratégias e adote medidas como diminuição de gastos ou realocação de recursos. Com a projeção financeira, você evita situações que possam pegar a empresa de surpresa. 

A terceirização do serviço financeiro focará em projeções que avaliam situações relacionadas a curto, médio e longo prazo.

Monitoramento de indicadores financeiros

KPIs formam a base ideal para o gestor tomar decisões com base em dados. Se você não tem um conhecimento adequado, pode monitorar um faturamento e achar que sua empresa está dando lucro. Mas será isso mesmo? Que fatores devem ser considerados para que você chegue no real resultado? 

São essas questões que só um profissional especializado saberá responder com propriedade de forma mais rápida. Até porque a curva de aprendizado para entender alguns conceitos técnicos pode ser longa. 

Emissão adequada de notas fiscais

A emissão de notas fiscais, por ser uma tarefa mais operacional e burocrática, acaba ficando em segundo plano, principalmente em empresas com número de funcionários reduzidos. 

Ao ter uma equipe específica para cuidar da gestão da nota fiscal, você consegue realizar o controle  de todas as transações de entrada e saída e acessar facilmente documentos, evitando qualquer problema com o Fisco. 

Processos automatizados para uma gestão assertiva

Ao terceirizar o serviço financeiro você conta com uma ampla infraestrutura que inclui uma gestão mais automatizada para manter o controle financeiro do seu negócio em dia. Ou seja, mais uma economia para o seu bolso. 

Conclusão

financeiro e-commerce

Terceirizar os serviços financeiros pode ser uma boa saída para empreendedores que possuem e-commerce.  

São estes profissionais que possuem toda a expertise necessária para fazer uma gestão financeira correta da sua empresa, focando nas ações estratégicas e operacionais, monitorando KPIs e apresentando os melhores insights para que a saúde financeira do seu negócio esteja sempre em dia. 

Contamos com um time especializado para te ajudar neste desafio. Entre em contato hoje mesmo

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp