AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

Quais os principais gargalos financeiros das empresas e como resolver?

Os gargalos financeiros podem ser definidos como problemas ou obstáculos que dificultam o crescimento das empresas no mercado. 

Mas quais são os principais gargalos que um empreendedor deve evitar para garantir o futuro do negócio?

No post de hoje você vai entender quais os principais gargalos financeiros que impactam os resultados da sua empresa, como resolvê-los da melhor maneira para evitar prejuízos e como um BPO Financeiro pode ajudar você a evitar este problema.

Quais os principais gargalos financeiros das empresas? 

gargalos financeiros

Para impedir que os gargalos financeiros tomem proporções inevitáveis é preciso conhecer quais são estes obstáculos que podem atrapalhar o desenvolvimento de uma empresa.. Listamos os 8 principais e algumas práticas para resolvê-los. 

Gestão do fluxo de caixa ineficaz 

Quando o fluxo de caixa está desequilibrado isso significa que está ocorrendo falta de controle das movimentações e gestão das receitas e despesas da organização. 

E o que leva a este problema? Isso decorre em virtude de processos pouco eficientes, despesas elevadas e sem controle, giro de estoque lento, promoções para clientes mal planejadas, entre outros. 

Por isso, manter um fluxo de caixa correto e com acompanhamento constante possibilita  um ritmo de crescimento mais sustentável e diagnostica problemas previamente.

Falta de controle financeiro

Sem um controle financeiro, há grandes chances da sua empresa perder dinheiro, já que corre o risco de pagar juros em contas atrasadas, além de não ter uma visão apurada sobre todas as despesas? Isso gera instabilidade nos negócios, afinal como uma empresa desorganizada vai se prevenir de situações emergenciais ou implementar mudanças?

Com um controle financeiro organizado, o empreendedor consegue gerir despesas, equilibrar gastos, planejar investimentos, e construir reservas de emergências que são importantes para a saúde financeira da sua empresa.  

Misturar contas físicas e jurídicas 

O erro de misturar contas físicas e jurídicas decorre do gestor não manter uma rotina de controle financeiro e achar que tudo pode ser administrado da mesma maneira, já que aparentemente “o dinheiro é um só”. E é aí que o problema acontece. 

Para evitar que isto ocorra, mantenha um fluxo de caixa bem organizado. Defina também as datas do pró-labore assim como o recebimento de lucros da empresa pelos sócios (se ocorrerá em período bimestral ou trimestral, por exemplo)

Excesso de despesas supérfluas

Despesas elevadas em uma organização evitam a geração de lucros e de investimentos em áreas que realmente interessam. 

Excesso de compra com material de escritório, energia, telefone ou qualquer outro gasto que não venha a ser realmente contabilizado podem contribuir ainda mais para deixar a saúde financeira da sua empresa ainda mais frágil. 

Por isso, faça um mapeamento de todos os gastos envolvendo a sua empresa nos últimos meses, analise quais realmente fazem sentido manter ou reduzir e reorganize as suas despesas

Gestão de contas a pagar e receber ineficiente

Sem uma gestão de contas eficiente, uma das grandes consequências é a empresa sofrer com a inadimplência e as contas pararem no vermelho, afinal, como o gestor terá uma previsibilidade se nem entende o ciclo financeiro do próprio negócio ou não controla as contas diariamente? 

Como já afirmamos anteriormente, ter um fluxo de caixa impecável e um controle financeiro eficaz ajuda você a evitar furos, e deixa você mais atento quanto precisa receber em determinado período e as contas que precisam ser pagas. 

Falta de capital de giro

A falta de capital de giro faz com que sua empresa fique impossibilitada de acompanhar o crescimento do mercado e apresentar inovações, afinal, como investir em atividades operacionais ou lidar com imprevistos sem capital? 

O principal malefício nesse caso é a empresa ficar estagnada ou recorrer a empréstimos constantes para tentar qualificar seu capital. E como resultado, empresários tendem a contrair dívidas, com investidores e fornecedores para manter o negócio. 

Por isso, esteja sempre atento ao capital de giro. Além de manter sua empresa funcionando e cobrindo obrigações financeiras, permite uma flexibilidade para alcançar novos patamares. 

Equipe reduzida para atender todas as demandas financeiras

Equipes enxutas ou sem um coordenador financeiro para avaliar todas as questões que mencionamos acima podem ser funcionais no início de um negócio, já que o gestor muitas vezes não tem capital suficiente para montar uma grande equipe. 

Mas à medida que o negócio expande ou até mesmo que as demandas aumentam, vai ficando mais complexa a vida do responsável (que por muitas vezes é o próprio dono da empresa). 

Analisar fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, verificar se há despesas supérfluas ou até mesmo se há capital de giro suficiente pode levar muito tempo e é quase certo que algum detalhe passe despercebido.

Avalie se manter essa estrutura dentro de casa pelo simples fato de controlar ainda que de forma superficial tem trazido bons resultados ou se é o momento de contar com um apoio especializado

Por que terceirizar o setor financeiro pode diminuir os gargalos financeiros?

terceirizar o financeiro

Com a terceirização do setor financeiro você contará com uma equipe de profissionais que atuarão justamente sobre atividades que evitam os gargalos financeiros citados acima, como por exemplo: 

  • Planejamento financeiro e orçamentário;
  • Gestão de Contas a pagar e a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Mentorias financeiras;
  • Construção de fluxo de caixa ;
  • Faturamento;
  • Entre outros

Ou seja, tudo que está lhe ocasionando problemas por falta de conhecimento ou acompanhamento será executado diariamente por uma equipe que entende do assunto e está capacitada e executar as principais operações do dia a dia.

Conclusão

Os gargalos financeiros são empecilhos para o crescimento sustentável da sua empresa. Gestão de fluxo de caixa ineficaz, falta de controle financeiro, falta de capital de giro são alguns dos gargalos que, se não tratados a tempo, podem resultar em prejuízos irreversíveis.

Não deixe que sua empresa chegue em uma situação complicada para buscar ajuda. Terceirizar o serviço financeiro do seu negócio pode ser a melhor saída para quem precisa do apoio de profissionais qualificados enquanto se concentra no core business do seu negócio.

A AVA BPO Financeiro conta com uma equipe preparada para lhe ajudar. Entre em contato conosco hoje mesmo. 

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp