AVA BPO Financeiro - Terceirização financeira

Mentoria financeira: tudo o que você precisa saber

A mentoria financeira possibilita que o empresário conte com a ajuda de um especialista. Sua missão é auxiliar na gestão financeira do seu negócio, apontando caminhos com base na sua experiência de mercado.

É este especialista que irá avaliar o cenário atual da sua empresa, a fim de apontar soluções que sejam mais assertivas de acordo com o momento do seu negócio. Assim, evita que o gestor tome decisões precipitadas que coloquem em risco a sustentabilidade do negócio. 

Mas em quais questões a mentoria financeira pode realmente ajudar o empresário?

Portanto, no post de hoje você vai entender o que é a mentoria financeira, quais os benefícios e as dúvidas mais comuns em relação ao negócio.

O que é e quais os benefícios da mentoria financeira? 

mentoria financeira

A Mentoria é ideal para empreendedores que buscam o melhor caminho para um crescimento organizado. Afinal, no início ou até mesmo no decorrer do negócio, as dúvidas são diversas. E nem sempre o empresário tem todas as respostas ou dispõe de todas as ferramentas para fazer a melhor análise. 

Assim, profissionais especializados na área financeira podem indicar processos e ações a serem aplicadas para que você tome as decisões de forma mais certeira possível.

Além disso, não há espaço para achismo. Todas as dúvidas e soluções são baseadas em dados confiáveis e de ampla relevância, que permitem maior previsibilidade. Tanto para aumentar o faturamento ou até mesmo proteger o patrimônio. 

Independente do tamanho ou segmento da empresa, uma mentoria financeira pode trazer outros benefícios, entre eles:

  • Enxergar novas possibilidades de negócio e tendências de mercado;
  • Construir estratégias seguras que levem ao alcance dos objetivos financeiros;
  • Ser realista na tomada de decisão;
  • Obter crescimento constante;
  • Minimizar erros de gestão;
  • Otimização de recursos.

Mentoria financeira: quais as principais dúvidas?

Durante as mentorias financeiras é comum o empreendedor ter várias dúvidas sobre o melhor caminho a seguir. Veja a lista que preparamos com os questionamentos mais comuns. 

Aplicação financeira: PF ou PJ, qual é o melhor?

Quando há duas possibilidades de aplicação, tanto como pessoa física ou jurídica, é comum ter dúvidas qual é o mais vantajoso. 

Geralmente os investimentos como PJ podem ser uma oportunidade para o incremento da quantia disponível em caixa.

Em compensação, se você realiza uma aplicação financeira como pessoa física é possível ter algumas vantagens tributárias que beneficiam o empreendedor.

Uma mentoria financeira nesse sentido pode orientar quanto aos impostos envolvidos nesses processos, taxas fiscais cobradas, a rentabilidade oferecida em cada modalidade e quais tipos de investimentos são interessantes para cada caso. 

Além disso, a orientação de um especialista evita possíveis problemas fiscais tanto para o seu negócio quanto para o próprio empreendedor. 

Alugar ou financiar carro?

mentoria o que é

Muitos empreendedores lidam com esta dúvida seja no início ou no decorrer do negócio, afinal qual decisão é mais econômica para a empresa?

Lembre-se que depende muito do tipo de negócio e da real necessidade de uso do veículo. Para alguns setores é mais vantajoso optar pela locação. E não ter que lidar com despesas relacionadas a licenciamento, IPVA, DPVAT e emplacamento, uma vez que já estão embutidos no valor. 

Para tomar a decisão de comprar ou alugar também é necessário prestar atenção nas seguintes variáveis:

  • calcular custos fixos e variáveis,
  • analisar a realidade do seu negócio,
  • riscos em relação ao veículo,
  • requisitos legais e
  • possíveis limitações que estejam envolvidas na negociação.

É nesse sentido que um especialista financeiro pode te ajudar a visualizar a melhor solução.

Alugar ou comprar imóvel?

Outra decisão que pode afetar e muito as finanças de uma empresa é em relação ao aluguel de um imóvel. Afinal, será que já não vale comprar logo uma sala comercial para evitar o aluguel?

Nem sempre o aluguel será uma má ideia, principalmente se a empresa é recente ou ainda não tem uma base de clientes definida. 

Isso porque se você corre o risco de adquirir um imóvel e investir todos os recursos de uma única vez. Você também fica sem capital de giro para se preparar para fases com menor faturamento, por exemplo. 

De qualquer forma, não existe uma única resposta. A mentoria financeira auxiliará você a fazer uma análise cuidadosa da situação da empresa, perfil do empreendedor quanto a assumir riscos e avaliar as melhores possibilidades. Além disso, também pode orientar o empreendedor a analisar questões sobre o uso alternativo do capital. 

Financiamento pré ou pós fixado?

Ainda falando sobre financiamento, taxas de juros pré ou pós-fixada também podem virar um impasse para muitos empresários. 

A taxa pré-fixada é previamente definida e a pessoa sabe o quanto irá pagar. Já a taxa pós-fixada está atrelada aos índices da inflação.

Vale lembrar que a escolha do financiamento pré ou pós fixado depende muito do perfil do cliente e também da situação econômica atual do país. 

É só pensar que em momentos de crise econômica, os índices de inflação aumentam e os juros pós-fixados também, e nesse caso pode não ser um bom negócio.

Com a mentoria financeira você terá uma análise completa não só do cenário externo, mas do seu perfil cliente e cenário financeiro atual. Assim, você faz uma escolha que não resulte em maiores problemas no futuro.

Conclusão

mentoria financeira

A mentoria financeira pode ser uma grande oportunidade para o empreendedor ter uma análise precisa das finanças do seu negócio. E contar com a experiência de especialistas para tomar um caminho seguro, sem prejudicar a empresa.

Os benefícios são inúmeros. Vão desde o especialista indicar tendências com base na realidade da sua empresa, apontar caminhos para melhor estruturar processos internos, e enxergar novas possibilidades de negócio. 

É por meio deste contato com profissionais experientes que o empreendedor pode analisar se é o momento ideal de alugar ou financiar um imóvel ou um carro para a empresa. O modo correto para fazer uma aplicação ou investimento sem correr riscos de ter prejuízo. 

A AVA BPO Financeiro conta com mentorias financeiras adequadas para o objetivo da sua empresa. Portanto, auxiliamos o empreendedor a compreender a realidade do mercado, ganhar confiança e conquistar a estabilidade do crescimento. 

Converse com o nosso time e transforme a gestão financeira da sua empresa.

Gestão Financeira Premium

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Completa

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.

Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.

Gestão Financeira Básica

Você está a um passo de melhorar a sua gestão financeira! Preencha as informações abaixo e solicite um orçamento.


    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.

    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.


    SimNão

    Uma transação é considerada uma linha no extrato da sua conta bancária.
    Não considere contas de aplicação dentro da sua conta corrente.
    Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp