Controlar o fluxo de caixa requer do gestor organização e alinhamento prévio com o orçamento e plano de negócio. Mas uma gestão ineficiente pode trazer graves consequências para as finanças como também prejudicar o crescimento de uma empresa.
Mas quais são os gargalos no fluxo de caixa e como posso ter mais resultados?
Veja no post de hoje os principais gargalos que podem ocorrer no fluxo de caixa da sua empresa e quais as melhores práticas para construir um fluxo de caixa mais eficiente.
Quais os principais gargalos no fluxo de caixa?
Embora o fluxo de caixa seja um grande aliado para o gestor na hora de controlar entradas e saídas, alguns gargalos podem fazer com que os resultados fiquem seriamente prejudicados, entre eles:
Falta de atualização
Fluxo de caixa não é algo para ser atualizado quando se tem tempo. É um acompanhamento periódico da movimentação da sua empresa Se não for regularmente atualizado, não há a visão real da saúde financeira do negócio.
Sem um fluxo atualizado, você não sabe com precisão onde é necessário realizar investimentos, quais categorias estão demandando mais despesas e onde são necessários realizar cortes.
Não criar categorias
Quando você não categoriza as entradas e saídas do seu fluxo de caixa, não é possível ter clareza sobre qual grupo mais impacta nas contas ou se precisa redistribuir os gastos. Se você não sabe se o gasto em determinado período ocorreu mais com aluguel, folha de pagamento, compra de mercadorias ou despesas administrativas, ou quais fontes de receitas que mais geram rentabilidade, como tomar decisões assertivas?
Outra questão: criar categorias muito genéricas também pode prejudicar. Registros como “outras entradas” ou “diversos”, embora estejam categorizados não contribuem muito para identificar o que realmente motivou a entrada ou saída de recursos.
Contar com dinheiro que ainda não entrou
É importante ter uma previsibilidade de entradas em determinado período, agora contar com isso antes de ter dinheiro em caixa pode ser fatal.
Imagina se você tem previsão de receber 50 mil reais no mês corrente, faz algumas aquisições e investimentos contando com este recursos, e o caixa no fim do mês registra apenas metade das entradas. O impacto negativo do fluxo de caixa pode ter um efeito cascata e comprometer o planejamento de toda a empresa.
Falta de controle de estoque
Sem um estoque devidamente controlado, a empresa terá muita dificuldade no dia a dia de atender as demandas do cliente, já que por falta de controle de estoque não há produto disponível.
O contrário também ocorre. Falta de visão de negócio e planejamento podem fazer com que a empresa adquira determinado produto em excesso, antes de analisar se havia demanda suficiente. Ou seja, novamente a empresa perde negócios e oportunidades.
Clique aqui e baixe nossa planilha gratuita sobre fluxo de caixa
Como tornar o seu fluxo de caixa eficaz?
Para evitar os gargalos que citamos acima, listamos algumas ações podem tornar esta ferramenta mais eficiente, entre elas:
Planejar as ações de fluxo de caixa
Ao realizar um planejamento adequado para o fluxo de caixa você consegue organizar de forma estruturada todas as informações relacionadas, como identificação do saldo inicial, entradas e saídas, categorias, etc.
Outro ponto que deve ser analisado nesta etapa é quanto à sazonalidade dos produtos para realizar o planejamento de acordo com o ciclo operacional da empresa.
Detalhar tipo e origem das movimentações
Registre todas as movimentações realizadas, sejam elas de entradas ou saídas. Separe por categorias e de forma detalhada para acompanhar de forma correta esta ferramenta da sua empresa.
Como citamos anteriormente, termos muito genéricos não auxiliam você a fazer um controle efetivo, pelo contrário. Atrapalham na hora de fazer uma análise mais criteriosa do seu fluxo de caixa.
Analisar seu capital de giro
Com a análise do capital de giro você consegue ter uma visão realista se você realmente possui retorno desejado ou se são necessárias ações para incrementar os ganhos.
Outro ponto positivo é que com uma análise constante é permite que o gestor faça projeções futuras de forma precisa.
Utilizar tecnologia como aliada
Você pode ter várias planilhas para colocar em prática as dicas acima, mas lembre-se que à medida que sua empresa expande, o volume de informação cresce na mesma proporção e fica inviável controlar tantas informações sem um fluxo automatizado.
Portanto use e abuse da tecnologia para otimizar processos, centralizar informações e dar mais agilidade ao dia a dia da sua empresa.
Como o BPO financeiro pode ajudar seu negócio
Com um BPO financeiro uma equipe com muito know-how no assunto para criar um fluxo de caixa personalizado que auxilie você a tomar decisões com muito mais eficiência.
A equipe tem toda a estrutura para realizar todo o planejamento financeiro com base na realidade da sua empresa. Além disso, pode analisar atentamente controle de entradas e saídas, analisar indicadores e propor insights que tragam melhorias e projeções futuras.
Saiba como a AVA pode auxiliar na gestão do seu fluxo de caixa
Conclusão
Se você quer obter mais eficiência e reduzir os erros no seu relatório de fluxo de caixa que podem comprometer seu negócio em médio e longo prazo, algumas boas práticas incluem melhor planejar as ações, detalhar a origem das movimentações, analisar constantemente seu capital de giro e utilizar a tecnologia para automatizar a obtenção destes dados.
Se você encontra dificuldades com o fluxo de caixa, terceirizar o financeiro da empresa pode ser uma boa saída para deixar as operações em dia enquanto você foca nas ações estratégicas. Conte com o nosso time para fazer uma gestão financeira eficiente.